Blog do Puntel

A PROVA DO ENEM É DIFERENTE, MEU BEM?

Puntel


 


Acaba de sair o número de candidatos inscritos para o ENEM 2016 e já começam as dúvida a respeito deste que é um dos maiores vestibulares não só do Brasil mas de qualquer país do planeta. Serão mais de 8 milhões de candidatos que, nos dias 5 e 6 de novembro, terão que responder 180 questões objetivas e escrever uma REDAÇÃO de caráter dissertativo.


Uma das dúvidas comuns é justamente sobre a prova de redação. Constantemente, pais de alunos nos perguntam se temos uma turma especial para a prova do ENEM. Sim, é comum os pais e os próprios candidatos acharem que a prova de redação do ENEM é diferente da prova exigida pela FUVEST, ou pela VUNESP, ou pelo ITA, entre outros vestibulares.


Aqui vai a resposta em letras garrafais: NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM, O ALUNO TEM QUE DISSERTAR SOBRE UM TEMA. É O MESMO QUE ACONTECE EM QUALQUER VESTIBULAR QUE EXIJA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA.


“Ah, mas a prova do ENEM é diferente porque é preciso que se respeite os direitos humanos”. E eu pergunto: “Em qual redação de vestibular é válido ser contra qualquer direito humano?” Em nenhum! Desrespeitar os direitos humanos é agredir verbalmente este ou aquele segmento populacional, seja por motivo religioso, étnico ou pela sua orientação sexual. E agredir verbalmente é xingar, difamar, caluniar, jamais argumentar de modo a convencer o examinador de seus argumentos. 


Outra coisa que comumente os candidatos são de opinião equivocada é que no ENEM é preciso dar solução. Uai! Nas provas de outros vestibulares, também é fator de convencimento a proposição de solucionar o “problema” dado. Isso mesmo! Toda redação de vestibular é um “problema” oferecido aos candidatos para ser resolvido, ou não? 


Em vez de ficarmos com dúvidas ingênuas, simplistas, a sugestão é que os candidatos estudem redações bem elaboradas, que têm a marca de autoria textual. Ou seja, redações que convencem pela argumentação precisa e convincente. Aqui mesmo, na aba “redações”, os candidatos tanto do ENEM, como da FUVEST, VUNESP, entre outros vestibulares, encontram farto material aprovadíssimo. É só acessar e bons estudos!  


Luiz Puntel




 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP