Blog do Puntel

QUANDO UM TRUPICÃO VAI AO PÓDIO

Puntel


Para se ganhar qualquer competição, há que se chegar em primeiro lugar. Todos nós sabemos disso, já que faz parte da ideologia cultural do Ocidente. O saudoso Ayrton Senna dizia que o segundo lugar nada mais do que o primeiro dos perdedores. Em outras palavras, somos da cultura do chegar na frente, fazer poeira pros adversários, levar vantagem em tudo, que se danem os outros!  


Mas, na Olimpíada do Rio 2016, aconteceu um fato inusitado. As atletas já tinham corrido 3 dos 5km da prova de atletismo, quando a americana Abbey D´Agostino literalmente trupicou e foi ao chão. Sim, eu sei que o verbo “trupicar” não tem registro nos dicionários. Mas como chamar ao acidente de “tropicão”? Aquilo foi sim um “trupicão”, e trupicão com direito a ficar estirada no chão. Rima, eu sei, mas dói pra caramba! Quem já trupicou, sabe como é! 


E, no manual dos esportes, todos sabemos que, se alguém cai ou fica para trás, azar o seu, não o meu! Mas, D´Agostino não apenas caiu, mas provocou a queda de Nikki Humblin, atleta neozelandeza, que vinha logo atrás e não teve tempo de desviar da competidora trapalhona. 


Milhões de telespectadores viram as duas estateladas no chão. Mas o que não vimos foi a atleta derrubada por D´Agostino retomar a prova e ir em frente, que se dane quem caiu! Pelo contrário, o que vimos foi a maior lição do que se chama, em eventos internacionais, “fair play”, ou seja, “jogo justo”.  Mais do que isso, pois se Hamblin se levantasse e continuasse a corrida estaria sendo justa com a injusta queda, provocada por uma adversária. 

Hamblin, em vez de partir célere para a reta de chegada, estendeu a mão para D´Agostino, levantando a agora parceira de queda. Não só a levantou mas a incentivou a terminar a corrida, mesmo com dores. 


 Não, não chegaram, obviamente, nem em primeiro, nem em segundo, muito menos em terceiro lugar. Não subiram ao pódio das vencedoras, mas ganharam o troféu Fair Play do Comitê Olímpico Internacional. Hamblin por ter socorrido a norte-americana. D´Agostino por ter o espírito olímpico de coragem e garra esportiva. Para todos nós, as duas ganharam a “Medalha da Gentileza”, sem dúvida! 



LUIZ PUNTEL


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP