Blog do Puntel

FAZER UMA REDAÇÃO NA HORA OU SÓ PASSAR A LIMPO?

Puntel


Alô, alô, candidatos aos próximos vestibulares! Estamos em setembro e já já começam as provas de ingresso às universidades brasileiras. O Enem, por exemplo, o maior vestibular brasileiro, que congrega mais de 9 milhões  de candidatos neste ano, está marcado para 5  de novembro, ou seja, daqui a exatos dois meses. Fuvest, Unicamp e tantos outros também têm provas marcadas para o final do ano. 


E aqui vai uma pergunta básica, queridos candidatos: quantas redações vocês têm feito por semana? Vocês leram bem: por semana! Uma? Duas? Três? Qualquer professor sabe que ter intimidade com a modalidade padrão, formal da língua, não se adquire da noite para o dia, como num passe de mágica. 


Como vocês sabem, é preciso muito treino, muita transpiração para que haja inspiração, para que se possa elaborar uma redação convincente em pouco mais de uma hora. Isso mesmo! Vocês sabem que no dia 5 de novembro, no ENEM,  terão de resolver 90 questões de todas as matérias. No dia seguinte, além de mais 90, terão que, em pouco mais de uma hora, dar conta de uma redação dissertativa-argumentativa. 


Em 2015, só para entender como a tarefa é hercúlea, mais de 50 mil candidatos tiraram zero. Apenas 104 candidatos conseguiram a nota máxima. A grande maioria fica com notas entre 400, 500 ou 600 pontos, números insuficientes para concorrer a alguma vaga nas universidades. 


Por isso, a única solução é o treino constante, o treino semanal. É no erro e no acerto, na feitura e na reescrita de redações, no estudo constante que vocês avançarão. Não há milagres! Não há mágica! Não há inspiração, mas transpiração! 


Pensem nisso! Se vocês têm separado horas de estudo para se debruçar sobre o estudo de redações já aprovadas, para treinar temas já vistos em anos anteriores, parabéns! No dia do vestibular, vocês apenas passarão a limpo a redação! Sim, porque certamente vocês já terão desenvolvido o tema em seus exercícios semanais! Bora tirar DEZ? 


Luiz Puntel


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP