Blog do Puntel

EM 2018, ACERTAMOS EM CHEIO!

Puntel

              Não! Não trabalhamos para “acertar temas” no vestibular. Mas, reflitam comigo: o calendário do ano escolar tem 40 semanas, certo? Cada semana, nossos alunos têm aula de Redação e de Linguagens e Códigos. Ou seja, já são cerca de 80 temas que discutimos com os alunos. Além dessas aulas, analisamos os quase 20 livros, exigidos tanto na Fuvest quanto os pedidos pela Unicamp. Neles, há uma quantidade significativa de perguntas e temáticas que “caem” nos vestibulares. 

              Sempre aconselhamos nossos alunos a “provarem” o que “afirmam” em suas redações. Vamos provar o que acabamos de dizer no parágrafo anterior? Entre os temas de redação que já acertamos, aqui vão apenas 3 excelentes exemplos: 

             ENEM – O tema deste ano foi: “o desafio da formação dos deficientes auditivos”. Em sala de aula, trabalhamos com o tema de 2007 do ENEM, que foi correlato a esse: “O desafio de se conviver com os diferentes.” Ou seja, nossos alunos estavam confiantes ao verem o tema no dia da prova.

              VUNESP/2018 – O tema deste ano foi: “O voto deve ou não ser facultativo no Brasil?” Em sala de aula, trabalhamos até com o mesmo texto de apoio exigido pela VUNESP.  

              FUVEST/2018 – O tema deste ano foi: “Devem existir limites para a arte?” E este tema foi proposto devido à polêmica surgida em torno da exposição Queermuseu, em Porto Alegre. Foi aquela exposição cancelada pelo Banco Santander, devido a protestos sobre a exposição ter supostamente feito apologia à pedofilia, estão lembrados?  

              Na coletânea da FUVEST/2018, havia dois fragmentos que se referiam à exposição Queermuseu. Em sala de aula, entendendo que escola é um espaço de formação, discutimos exaustivamente esta temática. Não deu outra: nossos alunos, ao abrirem o caderno de provas, sorriram confiantes. Eles sabem o orgulho que temos de um dos bordões da Oficina: “Na prova de Redação, nossos alunos passam a limpo!” 

              E é natural que isso ocorra! Como dissemos, trabalhando com cerca de 100 temas de redação, sempre atuais, proporcionando aos alunos o estar atento ao que é veiculado pelas mídias sociais, certamente é mesmo “só passar a limpo”. 

 

Luiz Puntel


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP