Blog do Puntel

Puntel

   Leitores, vocês conseguem usar com eficiência as vírgulas? Por favor, não se sintam ofendidos. Com 40 anos de profissão, é sempre uma surpresa quando encontro um texto em que as vírgulas estejam corretamente empregadas.

     Acabo de reler o parágrafo acima para ter a certeza de que as três vírgulas estão em seus devidos lugares. Sim, estão! Ufa! Eu mesmo, confesso, constantemente cometo pecadilhos a respeito do emprego deste sinal gráfico de pontuação.  São tantas as regras, são tantas as normas!

      Recentemente, por exemplo, no convite da cerimônia do segundo aniversário da presidência da República, o convite do governo Michel Temer trouxe um slogan que deu o que falar: “O Brasil voltou, 20 anos em 2.” Com isso, os governistas queriam afirmar que, em dois anos, o Brasil “voltou”, ou seja, retomou seu crescimento, “voltou” aos trilhos, depois do desastrado governo Dilma Rousseff.  Não se trata aqui de tomar partido a favor ou contra. Estamos analisando o emprego da vírgula, tudo bem?

    Rapidamente os oposicionistas, via redes sociais, trataram de criar memes, retirando a vírgula, desqualificando o presidente. Puxemos a lousa para escrevermos a frase, agora sem a vírgula:

      “O Brasil voltou 20 anos em 2.”

     Notaram como o sentido é o oposto? “Voltou”, agora, tem o sentido de voltar atrás, de não avançar, de regredir. Os governistas, vendo o imbróglio criado, imediatamente abortaram o caso, criando novo slogan. É lógico que já era tarde, ou, como diria Camões, Inês era morta!

   Portanto, leitores, sempre que escreverem um texto qualquer, até mesmo uma rápida mensagem nos eficientes aplicativos da internet, o Whatsapp entre eles, cuidado! O mais recomendado, e sei que estou sendo aprovado por todos os professores de Língua Portuguesa que me leem, é estudar o uso da vírgula. Vale a pena!

     Para terminar, leitores, aqui vai um exercício. No texto abaixo, uma vírgula é capaz de mudar completamente o sentido do texto. Onde colocá-la?

    “Se o homem soubesse a importância que tem a mulher andaria de joelhos à sua procura.”

--------------------------------------

Luiz Puntel, revisando se as vírgulas do texto foram usadas corretamente. Será? 


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP