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Nem 10% dos alunos de escolas privadas têm nota avançada em português

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Nem 10% dos alunos de 14 a 17 anos de escolas particulares do Brasil estão no

nível considerado avançado de português. Só esse pequeno grupo, por exemplo,

consegue entender perfeitamente expressões de humor em contos, crônicas e

artigos. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017,

divulgados nesta quinta-feira (30), pelo Ministério da Educação (MEC).


Pela primeira vez, a rede privada pôde se voluntariar para participar do exame, que

é a mais importante avaliação brasileira. Até então, o governo as selecionava por

amostragem.


O MEC, no entanto, não informou quantas nem quais escolas particulares fizeram o

Saeb em 2017. A prova mede a aprendizagem dos alunos do 5º ano e 9º ano do

ensino fundamental e do 3º do ensino médio, desde 1995, nas escolas públicas.


Em matemática, as notas são um pouco melhores e a proporção de adolescentes

com uma boa aprendizagem gira em torno de 20%. Eles são capazes de resolver

problemas utilizando probabilidade.


Mesmo assim, a rede particular ainda tem melhores resultados. A média conjunta

dos estudantes de escolas municipais, estaduais e federais, no ensino médio, em

matemática é 259,7. Nas privadas, é 329,48, uma diferença de 69,78 pontos. Em

português, a disparidade é de 55,3 pontos.


Isso faz com que os dois grupos estejam em níveis diferentes de aprendizagem. A

média de alunos de escolas públicas é insuficiente e a nota dos de colégios

particulares já é considerada básica.


Os alunos de escolas privadas de São Paulo têm desempenho parecido com o

resto do Brasil. Só 7,7% deles estão no nível avançado de português e 23,61%, em

matemática.


Fonte:UOL

 

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