Notícias

USP destinará 21% das vagas do vestibular 2017 para o SiSU

image


O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 12 de julho, a ampliação do número de vagas do próximo concurso vestibular que serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).


Ao todo, em 2017, serão oferecidas 11.072 vagas – 15 a mais do que o ano passado, em função de reformulação de vagas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e no Instituto de Matemática e Estatística (IME). Desse total, 8.734 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest e 2.338 para o SiSU, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O reitor Marco Antonio Zago lembrou que “há dois anos, a USP tinha um único tipo de vestibular, representado pela Fuvest. Hoje, temos uma segunda forma de entrada que é muito mais democrática, já que envolve o país inteiro e permite uma reserva de vagas tanto para os estudantes oriundos de Escola Pública quanto para os estudantes pretos, pardos e indígenas”.

As 2.338 vagas reservadas para o SiSU serão distribuídas em três modalidades: 597 serão para ampla concorrência; 1.155 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e 586 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Em relação ao vestibular de 2016, o primeiro em que a Universidade adotou o SiSU como forma alternativa de ingresso a seus cursos de graduação, houve um aumento de 849 vagas.


Apenas três das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP não disponibilizarão vagas para o SiSU: a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina (FM) e o Instituto de Física (IF).


O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, afirmou estar satisfeito com a ampliação do número de vagas. Segundo ele, “qualquer alteração que fazemos no processo de ingresso na USP tem um impacto muito grande em toda a sociedade. Por isso, estamos fazendo a implantação das alterações gradualmente, de maneira que tanto a comunidade interna quanto a externa possam entender e discutir o processo de mudança pelo qual está passando a Universidade”.


Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a 25%, conforme o grupo no qual o candidato se inserir, que incidem sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.


Clique no link a seguir para acessar a tabela das vagas disponibilizadas para o vestibular 2017.


Fonte:  www.usp.br/imprensa    12/07/2016

Foto: Ernani Coimbra



 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP