Notícias

Oficina Cândido Portinari abre novas inscrições para cursos gratuitos

image


A coordenadora Fatu Antunes(foto),  diz que a Cândido Portinari já faz parte da cena cultural de Ribeirão Preto 


Longe da crise, unidade oferece oportunidades nas áreas de artes visuais, audiovisual, literatura, moda, patrimônio e teatro

Em 2015, as Oficinas culturais paulistas sofreram com o ajuste orçamentário do governo estadual. Com a queda no repasse das verbas, a organização social Poiesis, gestora das unidades, decidiu pelo fechamento de nove das 23 oficinas instaladas na capital paulista e no interior.


A Cândido Portinari, uma das mais tradicionais do Estado, manteve-se intacta e atuante, com seus 25 anos de história. Tanto que a unidade que tem sede no Centro de Ribeirão Preto acaba de abrir novas inscrições para os cursos do próximo trimestre.


Na programação, oficinas nas áreas de artes visuais, audiovisual, literatura, moda, patrimônio e teatro (veja programação abaixo). A coordenadora da Cândido Portinari, Fatu Antunes afirma que a novidade este ano é o projeto ‘Oficinas pedagógicas: profissionalização do docente’.

“É voltado para professores do ensino fundamental, cuja proposta é a busca de respostas para questões que inquietam educadores como, por exemplo, as que dizem respeito à alfabetização, tecnologias digitais e relações interpessoais”, informa Fatu.


Absorção

Sobre a crise que afetou as Oficinas Culturais pelo Estado, Fatu afirma que as unidades não foram fechadas, mas “absorvidas” por outras cidades. Ela ressalta que os cursos de Araraquara, por exemplo, hoje são realizados na cidade vizinha de São Carlos.


No caso de Ribeirão, Fatu diz que a Cândido Portinari é um projeto bem sucedido.

“A oficina já faz parte cultural da cidade e tem importância muito grande para Ribeirão e região. Atendemos outras 63 cidades, por meio de atividades realizadas em parceria com as prefeituras”, informa.


“Heróis da resistência”, diz professor

Um dos cursos que faz parte da nova programação da Oficina Cultural é ‘A Arte e a Preparação do Ator’, do professor e diretor Ulisses Lopes, velho parceiro da Cândido Portinari. Ulisses diz que o curso propõe uma prática ativa e criativa, com base técnica e teórica para o desenvolvimento do ator, no processo individual e coletivo, com uma consciência da ação para a criação teatral.


“É fundamental a oficina ser um ensaio, um primeiro contato para novos atores que querem seguir essa carreira”, afirma Ulisses, que lamenta o fechamento de outras unidades do Estado.

“Acho que aqui somos os heróis da resistência”, ressalta.  


Confira as atividades oferecidas pela Oficina Cultural Candido Portinari:


OFICINAS

O DOCUMENTÁRIO NA ERA DIGITAL

Gabriel Mendeleh

De 2 a 16/8 – terças-feiras, das 19h às 22h

15 vagas. Inscrições: 19 a 29/7

• Abordagem de técnicas e conceitos estéticos do documentário, transpostos para a agilidade da tecnologia mobile. Um minidocumentário será realizado coletivamente durante os encontros.


A VOZ DO LIVRO

Alfredo Rossetti

De 4/8 a 29/9 – quintas-feiras, das 9h30 às 11h30

A atividade será oferecida aos frequentadores da Associação dos Cegos de Ribeirão Preto (rua Lafaiete, 897, Centro).

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 2/8

• Projeto de inclusão literária que propõe a democratização do saber ao convidar o público da ACERP – Associação dos Cegos de Ribeirão Preto a receber a literatura de forma dinâmica, pela interação entre ouvinte e ledor.


CARICATURAS

Carolina Piscitelli

De 17/8 a 28/9 – quartas-feiras, das 19h às 21h

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 12/8

• A oficina explora as possibilidades de desenho de rosto, por meio da identificação de onde criar desproporções e, assim, destacar características e traços faciais específicos.


A ARTE E A PREPARAÇÃO DO ATOR

Ulisses Lopes

De 6 a 27/9 – terças-feiras, das 19hàs 22h

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 2/9

• Exercícios práticos e teorias básicas do trabalho teatral voltados para o desenvolvimento, preparação e formação criativa do ator.


OFICINA PEDAGÓGICA

PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE

Elaine Assolini

De 13/8 a 24/9 – sábados, das 10h às 13h

30 vagas. Inscrições: 19/4 a 1/6

• Este primeiro encontro será uma explicação dos conteúdos e do formato das oficinas para educadores que acontecerão, quinzenalmente, de agosto a dezembro de 2016.


PALESTRAS

CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO: PATRIMÔNIO DE TODOS?

Nainôra Freitas

Dia 6/8 – sábado, das 10h às 12h

30 vagas. Inscrições: 19/7 a 4/8

• A proposta da palestra é revelar a Catedral de Ribeirão Preto, não apenas por sua arquitetura e abrigo de obras de arte, mas também pelas histórias que guarda da comunidade.


A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE NAS NARRATIVAS DE DOSTOIÉVSKI

Osvaldo Felix

Dia 25/8 – quinta-feira, das 19h às 21h

30 vagas. Inscrições: 19/7 a 23/8

• Uma análise das relações entre niilismo, suicídio e cristianismo na construção da personalidade das personagens do autor russo Fiódor Dostoiévski.


ENCONTROS

SÁBADO SÓ LETRAS

Convidada: Regina Batista

Dia 13/8 – sábado, das 14h às 16h

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 11/8

• Encontro mensal em que um escritor de Ribeirão Preto falará sobre a sua trajetória literária e, num segundo momento, apresentará a obra de um autor, nacional ou estrangeiro, pouco conhecido do grande público, como sugestão de leitura. Regina Batista apresentará como sugestão a obra do escritor Donaldo Schüler.


SÁBADO SÓ LETRAS

Convidada: Eliane Ratier

Dia 17/9 – sábado, das 14h às 16h

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 8/9

• Encontro mensal em que um escritor de Ribeirão Preto falará sobre a sua trajetória literária e, num segundo momento, apresentará a obra de um autor, nacional ou estrangeiro, pouco conhecido do grande público, como sugestão de leitura.


WORKSHOP INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE EM MODA

Tuca Lima

Dia 17/9 – sábado, das 9h30 às 17h30

20 vagas. Inscrições: 19/7 a 15/9

• Os participantes vivenciarão um processo colaborativo de criação de acessórios de moda: a partir de uma fonte de inspiração, selecionarão o tema e desenvolverão peças nos exercícios práticos.


PALESTRA E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

LIVRO "O LADO IMÓVEL DO TEMPO"

Matheus Arcaro

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA 4° FEIRA DO LIVRO DE FRANCA

Dia 3/9 – sábado, das 11h às 12h30, na praça Nossa Senhora Conceição, s/nº, Franca

• Reflexão sobre o que é um bom texto literário, quais os critérios para entrar no cânone, como é ser escritor numa sociedade que não valoriza a leitura, e sobre a finalidade da literatura. Após a palestra, lançamento do primeiro romance, "O Lado Imóvel do Tempo".


*Todas as atividades são gratuitas

Oficina Cultural Regional Candido Portinari

Rua Visconde de Inhaúma, 490 - 1º andar, Edifício Padre Euclides - Centro

Telefones: (16) 3625-6161 / 3625-6970

candidoportinari@oficinasculturais.org.br



Fonte: www.cbnribeirao.com.br   ACidade ON / Regis Martins      11h57 | 20/07/2016

Foto: Milena Aurea / A Cidade          


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP